sexta-feira, 4 de outubro de 2013

CÂNTICO DO IRMÃO SOL - São Francisco de Assis

CÂNTICO DO IRMÃO SOL
São Francisco de Assis

Altíssimo, onipotente e bom Deus, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda benção. Só a Ti, Altíssimo, são devidos, e homem algum é digno de te mencionar. 


Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas. Especialmente o irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina. Ele é belo e radiante, com grande esplendor de Ti, Altíssimo é a imagem.


Louvado sejas meu senhor, pela irmã Lua e as Estrelas, que no céu formastes claras, preciosas e belas. 


Louvado sejas meu senhor, pelo irmão Vento, pelo ar ou neblina, ou sereno e de todo tempo pelo qual as Tuas criaturas dais sustento. 


Louvado sejas meu senhor, pela irmã Água, que é muito útil e humilde e preciosa e casta. 


Louvado sejas meu senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite, e ele é belo e jucundo e rigoroso e forte. 


Louvado sejas meu senhor, pela nossa irmã a mãe Terra, que nos sustenta e nos governa, e produz frutos diversos, e coloridas flores e ervas. 


Louvado sejas meu senhor, pelos que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados os que sustentam a paz, que por Ti, Altíssimo serão coroados.


Louvado sejas meu senhor, pela nossa irmã a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! 


Felizes os que ela achar conforme à Tua Santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal. 


Louvai e bendizei a meu Senhor, e daí lhes graças e servi-o com grande humildade. Amém. que apaga o ódio e fomenta o amor.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário